top of page

PecanSolution e Elite WallNuts no Chile

Na última semana, a equipe da PecanSolution: o Engenheiro Agrícola Jorge Porto e o Técnico Agrícola Eduardo Ayres, juntamente com o produtor Pedro Escosteguy, foram recebidos pelo Engenheiro Agrônomo da Elite WallNuts, Matias Boris, no Chile.


"Estamos a dois anos em um processo de transferência de tecnologia com a Elite WallNuts, visitamos produtores e acompanhamos o processo de colheita. Entendemos que este será um dos gargalos que vamos ter nos próximos anos com a noz pecan no Brasil e o processo de colheita e pós colheita que no Chile está muito avançado. Precisamos aprender pois o país ultrapassa 50 mil hectares de frutos secos, possibilitando transferir tecnologias a nossos produtores garantindo maior qualidade aos consumidores finais." explica Jorge Porto.


"Também ajustamos o protocolo de produção Pecan4.0 , se tratando de formação de plantas e nutrição. No Chile, tivemos a oportunidade de visualizar diferentes sistemas de condução de plantas de diferentes idades, em especial um pomar de noz pecan que foi implantado em 2019 que servirá de modelo a novos pomares, implantados por uma empresa que já possui 1500 ha de nozes chilenas." afirma Eduardo Ayres.

Um pomar modelo será implantado pela PecanSolution no Brasil em 2020, para servir de exemplo a produtores que tiverem interesse em pomares modernos e de alta produtividade. "O projeto Chileno estará um ano na frente, tempo suficiente para que possamos fazer os ajustes para a nossa realidade de clima e solo.", destaca Jorge Porto.


"É uma experiência que nos permite projetar o futuro e manejo de pomares aqui no Brasil, o que para nós parece difícil, para eles já é comum. Através de estratégias e manejos eles cultivam em áreas praticamente inaptas por nós e atingem grandes produtividades", finaliza Porto.


O Engenheiro Matias Boris, filiado a PecanSolution, virá ao Brasil três vezes ao ano, com o objetivo de transferir tecnologias. Há um compromisso de entregar aos produtores resultados de produtividade e maior precificação a um mercado que exige qualidade.



418 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page